Saiba mais sobre a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário na região Sul de Florianópolis, projeto que visa melhorias ambientais e de saúde pública.
Projeto de Esgotamento Sanitário na Região Sul de Florianópolis
A região Sul de Florianópolis receberá o primeiro Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da área. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) obteve a Licença Ambiental Prévia (LAP) emitida pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), que confirmou a viabilidade ambiental do projeto e estabeleceu diretrizes para sua implantação.
O SES atenderá os bairros da Armação e do Pântano do Sul, abrangendo 11 bacias de esgotamento sanitário. Com vazão média de 30 litros por segundo e máxima de 45 litros por segundo, o sistema tem previsão de atender aproximadamente 15 mil moradores até 2037, com investimento estimado em R$ 65 milhões.
Cobertura de Esgoto em Florianópolis
Entre 2022 e 2025, a cobertura de esgoto na cidade cresceu 14%, totalizando 68,13%, com investimentos de R$ 575 milhões. O SES faz parte de um planejamento maior do Governo do Estado, Casan e Prefeitura para ampliar a cobertura de esgoto na cidade e contribuir para melhorias ambientais, balneabilidade, saúde pública e potencial valorização imobiliária e turística da região.
Está prevista a implantação de uma cortina verde em todo o perímetro do terreno como medida de mitigação ambiental, visando reduzir lançamentos irregulares em áreas sensíveis.
Tags: Florianópolis, Saneamento
Fonte: scempauta.com.br