Descubra como as Micro e Pequenas Empresas foram responsáveis por 74,1% dos empregos gerados no mês de setembro, um aumento de 22,8% em relação ao mês anterior.
Geração de empregos nas Micro e Pequenas Empresas
As Microempresas (ME) e as empresas de Pequeno Porte (EPP) foram responsáveis por 157,7 mil novas contratações com carteira assinada em setembro. Este número representa 74,1% de todos os empregos gerados no período, segundo levantamento do Sebrae com base no Caged. Esse valor é 22,8% superior ao mês anterior, quando foram criados 128,4 mil postos.
Desempenho por setor
No acumulado do ano, já foram gerados mais de 1,1 milhão de empregos nas Micro e Pequenas Empresas, sendo 66,8% do total de empregos criados. Em setembro, o setor de Serviços se destacou, com 72,5 mil novas contratações, seguido pelo Comércio, com 37,2 mil, e Construção, com 27,2 mil novas vagas.
Estabilidade no mercado
Além dos números positivos de contratação, dados da PNAD apontam a menor taxa de desocupação dos últimos 13 anos, com a taxa de desemprego no trimestre entre julho e setembro de 2025 em 5,6%. O setor privado empregou cerca de 52,7 milhões de trabalhadores nesse período.
Tags: empregos, microempresas
Fonte: agenciasebrae.com.br























