Deputadas destacam projetos sobre monitoramento da violência climática contra mulheres, adaptação urbana e cooperação parlamentar na COP30. Conheça as propostas apresentadas durante a conferência internacional.
Sem Mulher Não Tem Clima
A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) apresentou o projeto “Sem Mulher Não Tem Clima”, que mapeia e monitora a violência decorrente da crise climática. Xakriabá participou do painel ‘Cidades que cuidam, Mulheres pela Adaptação Climática’, no Pavilhão Sociedade Aberta. Ela ressaltou a importância de políticas de adaptação que considerem a perspectiva feminina, destacando a destinação de 70% das emendas à pauta de gênero e clima pela comissão que presidiu.
Adaptação nas cidades
A deputada Tabata Amaral (PSB-SP) abordou a inclusão dos espaços urbanos no debate climático, mencionando desastres em diferentes regiões do Brasil. Ela defendeu soluções climáticas urbanas que regenerem o ecossistema e fortaleçam comunidades historicamente vulneráveis, ressaltando a necessidade de inovação e criatividade nesse contexto.
Cooperação parlamentar internacional
A deputada Jack Rocha (PT-ES) destacou a importância da cooperação entre parlamentos para o avanço da agenda climática, propondo a criação da Década de Cooperação Parlamentar. Ela enfatizou a atuação das parlamentares em fóruns internacionais e a busca por ampliar a integração entre os Parlamentos.
Tags: COP30, MulheresNaPolitica
Fonte: camara.leg.br























