Polícia Civil de Santa Catarina, em cooperação com o Tribunal de Justiça, realiza operação interestadual para combater associações criminosas que se passavam por advogados visando vantagem financeira ilícita.
Operação Policial Interestadual Contra Golpe do Falso Advogado
A Polícia Civil de Santa Catarina, junto com o Tribunal de Justiça, deflagrou operação policial em vários estados do Brasil contra associações criminosas que se associavam, de forma reiterada, com a utilização indevida da identidade de advogados catarinenses, visando obter vantagem financeira ilícita.
Ordens Judiciais Executadas
No total, 66 ordens judiciais foram deferidas e executadas, incluindo 27 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão. A Operação “Lex Falsa” contou com o apoio das Polícias Civis de diversos estados brasileiros e do Núcleo de Inteligência do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Combate ao Golpe do Falso Advogado
Ao se passarem por advogados, os criminosos solicitavam depósitos de custas processuais inexistentes, lucrando com a fraude. A investigação revelou que os golpistas diversificaram suas ações, invadindo sistemas judiciais para obter informações ilegalmente.
Comprometimento da Ordem Pública
As condutas ilícitas apuradas comprometem a ordem pública e econômica, prejudicando a atuação dos advogados regularmente inscritos na OAB e minando a confiança da sociedade no sistema de Justiça.
Tags: OperaçãoPolicial, FalsoAdvogado
Fonte: pc.sc.gov.br