Saiba mais sobre a vida e legado do professor Willibaldo Schmidell Netto, pioneiro da Biotecnologia Industrial no Brasil. Conheça suas contribuições para a Engenharia Bioquímica e para a formação de mestres e doutores.
UFSC comunica o falecimento de Willibaldo Schmidell Netto
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da UFSC (PPGEAL) comunicou o falecimento do professor Willibaldo Schmidell Netto, aos 85 anos. Referência nacional na área de Engenharia Bioquímica e um dos pioneiros da Biotecnologia Industrial no Brasil, o pesquisador foi visitante no Departamento de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos.
“Sua presença na UFSC foi decisiva para o fortalecimento da área de bioprocessos e biotecnologia industrial, contribuindo intensamente para a formação de mestres e doutores e inspirando jovens pesquisadores com sua visão integradora entre ciência, tecnologia e aplicação industrial”, informa a nota do colegiado do PPGEAL.
Willibaldo construiu carreira como docente e pesquisador, se aposentou como professor titular na Universidade de São Paulo e, como professor visitante na UFSC, participou de projetos de pesquisa e orientação de pós-graduação. Fermentação, biorreatores, transferência de oxigênio e processos biotecnológicos aplicados à indústria eram as áreas em que ele atuava.
“Sua convivência no ambiente acadêmico foi marcada pela gentileza, rigor técnico e entusiasmo com o desenvolvimento científico nacional”, homenageia o colegiado. A UFSC se solidariza com os familiares, alunos, amigos e colegas do professor Willibaldo Schmidell Netto.
Tags: Biotecnologia, EngenhariaBioquímica
Fonte: noticias.ufsc.br