Projeto Nanoessência: Alunas do ensino básico desenvolverão pesquisas em nanotecnologia na UFSC
Conheça o projeto Nanoessência, que guiará alunas do ensino fundamental e médio no desenvolvimento de cosméticos e perfumes na UFSC, visando à igualdade e sustentabilidade.
Lançamento do Projeto Nanoessência na UFSC
O projeto Nanoessência, lançado no Dia Internacional da Mulher, terá a participação de mais de 30 alunas do ensino público da Grande Florianópolis no desenvolvimento de cosméticos e perfumes. As estudantes realizarão pesquisas sobre extração de óleos essenciais, síntese de moléculas odorantes e estudo de formulações para cosméticos. Haverá também a produção de relatórios e materiais para um possível lançamento de produtos no mercado, em parceria com a empresa NanoScoping.
Inclusão e Equidade de Gênero na Ciência
O projeto visa enfrentar a sub-representação feminina nas áreas STEM, capacitando professoras e incentivando meninas a seguir carreiras científicas. Discussões sobre questões de gênero e étnico-raciais serão promovidas, com atividades de mentoria e valorização de modelos femininos nas STEM. A sustentabilidade também é prioridade, buscando produtos eco-friendly e alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Lançamento e Parcerias do Projeto
O Nanoessência é fruto de uma proposta aprovada pelo CNPq, com apoio de instituições como a UFSC, o IFSC e a empresa NanoScoping. Ao longo de três anos, o projeto irá promover a pesquisa em nanotecnologia e cosméticos, envolvendo estudantes do ensino básico e pesquisadoras da UFSC em ações de pesquisa e divulgação científica.
Tags: STEM, sustentabilidade
Fonte: noticias.ufsc.br