Equipamentos de bronzeamento artificial proibidos pela Anvisa

Procon de São José interdita clínica por uso ilegal de equipamentos de bronzeamento artificial

Procon de São José interditou clínica por descumprir proibição de equipamentos de bronzeamento artificial com raios ultravioleta. Medida visa proteger a saúde dos consumidores.

Procon de São José interditou clínica por uso ilegal de equipamentos de bronzeamento artificial

O Procon de São José interditou dois equipamentos de bronzeamento com luz ultravioleta em uma clínica de estética, que infringiu a proibição da Anvisa. O estabelecimento foi notificado por descumprir uma interdição anterior do órgão, emitida em dezembro de 2024. De acordo com o diretor do Procon, Tetê Souza, a Resolução 56/2009 da Anvisa proíbe a importação, recebimento, aluguel, comercialização e uso dos equipamentos para bronzeamento artificial a partir da emissão de radiação ultravioleta.

A prática do bronzeamento artificial em câmaras de bronzeamento é proibida, sendo o bronzeamento a jato a única forma regular. Os equipamentos foram interditados, e o Procon de São José enviará um ofício ao Ministério Público para relatar a autuação, visando proteger a saúde do consumidor. Especialistas destacam que o risco à saúde causado pela exposição aos raios ultravioleta, aumentando as chances de câncer de pele, não compensa os benefícios estéticos oferecidos por esses equipamentos.

Muitas vezes, os consumidores desconhecem a proibição devido à publicidade enganosa desses estabelecimentos, que simula regularidade e segurança inexistentes nas redes sociais.

Tags: ,

Fonte: saojose.sc.gov.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account