Polícia Civil conclui inquérito da Operação Presságio, que investigou desvio de recursos públicos e crimes contra a administração pública. Saiba mais sobre os indiciamentos e desdobramentos da investigação.
Investigação da Operação Presságio
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo da Diretoria Estadual de Investigação Criminal (DCAC/DEIC), concluiu, em 31 de março de 2025, o inquérito policial referente à Operação Presságio. A investigação apurou um esquema de desvio de recursos públicos por meio de organizações sociais e contratos fraudulentos.
Desdobramentos da Investigação
A primeira fase da operação foi deflagrada em 18 de janeiro de 2024, focando na contratação emergencial de uma empresa durante uma greve. Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e afastados quatro servidores públicos. Na segunda fase, em 29 de maio de 2024, ocorreram quatro prisões preventivas e reveladas fraudes em licitações e propinas. A terceira fase, em 28 de junho de 2024, resultou em 26 mandados de busca e apreensão e seis afastamentos de servidores.
Conclusão do Inquérito
Com base nas evidências coletadas, três principais investigados foram indiciados por peculato e falsidade ideológica. Outros sete investigados enfrentam indiciamento proporcional à quantidade de notas fiscais falsificadas. A estrutura da organização criminosa foi detalhadamente descrita, demonstrando a atuação ordenada e estável do grupo.
Considerações Finais
A delegada responsável ressaltou a importância da Operação Presságio ao desmantelar o esquema criminoso, evitando prejuízos ainda maiores aos cofres públicos. Resta pendente o envio do relatório final sobre a contratação de uma empresa.
Tags: OperaçãoPresságio, PolíciaCivil
Fonte: pc.sc.gov.br