Saiba mais sobre a instalação de câmeras de segurança com reconhecimento facial em uma área de risco em Biguaçu. Medida visa inibir crimes e fortalecer a segurança na região.
Instalação de câmeras de segurança em Biguaçu
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), em parceria com a Prefeitura de Biguaçu e uma empresa de tecnologia, anunciou a instalação de quatro câmeras de monitoramento em uma área do município que registra ocorrências de violência.
Os equipamentos, com recursos de captação térmica e reconhecimento facial, serão distribuídos estrategicamente para cobrir toda a região, incluindo uma com captação térmica para monitorar áreas próximas e outra equipada com inteligência artificial para identificação facial. O investimento inicial é de R$ 40 milhões, e o projeto faz parte do Projeto de Reconhecimento Facial (ProRef), que planeja a instalação de 1.000 câmeras em 60 municípios catarinenses com mais de 26,5 mil habitantes.
Objetivos e benefícios do projeto
O principal objetivo da iniciativa é inibir novos crimes, especialmente em áreas de risco, como a passagem de pedestres sob a ponte sobre o rio Biguaçu, às margens da BR-101, acesso ao bairro Saudade, onde ocorreram episódios recentes de violência, incluindo um caso de estupro de uma adolescente no início de setembro.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destacou que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma prioridade, e a instalação das câmeras visa reforçar a atuação das forças de segurança na prevenção de crimes.
O projeto contempla ainda a criação de dez centros de processamento regionais para análise das informações captadas, o que contribuirá para a eficiência do monitoramento e repressão a atividades criminosas na região.
Tags: SegurançaPública, Biguaçu
Fonte: scempauta.com.br