Confira como as políticas públicas em Santa Catarina têm contribuído para o aumento da empregabilidade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal. Conheça os dados, programas e iniciativas de inclusão.
Aumento da Empregabilidade de Pessoas com Deficiência em Santa Catarina
Entre 2022 e 2024, houve um crescimento de 14,4% no número de PCDs no mercado de trabalho formal catarinense, totalizando 4.325 novos empregados. Em 2024, o estado contabilizava 34.357 vagas ocupadas por PCDs, fruto das políticas públicas adotadas pelo Governo, como o programa Gente Especial. Edgard Usuy, secretário do Planejamento, enfatiza a importância da capacitação e inclusão, destacando a relevância desses profissionais.
Lei de Cotas e Setores de Atuação
Desde 1991, a Lei de Cotas garante a participação de PCDs no mercado de trabalho. Em SC, as atividades da Indústria e Serviços concentram a maioria dos empregos, seguidos por Comércio, Construção e Agropecuária. Dados de 2024 indicam a presença de diversas deficiências, sendo a física a mais comum, seguida por deficiência visual e intelectual.
Programa Gente Especial e Educação Profissional
O programa Gente Especial tem impulsionado a inclusão, regulamentando repasses financeiros para instituições especializadas. Além disso, o PROEP qualifica e encaminha PCDs para o mercado de trabalho, promovendo autonomia e desenvolvimento profissional.
Tags: inclusão, empregabilidade
Fonte: estado.sc.gov.br