Seminário discute os impactos da corrida global pela exploração de minerais estratégicos, como lítio, cobalto e terras raras, na transição energética. Saiba mais!
Seminário sobre a Exploração de Minerais Críticos
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promoverá um seminário nesta quinta-feira (11) para discutir a importância dos minerais críticos para a transição energética.
O evento, agendado para as 10 horas no plenário 10, contará com a presença de especialistas, parlamentares e representantes da sociedade civil. Serão abordados os efeitos da crescente demanda por minerais estratégicos, como lítio, cobalto e terras raras, e suas repercussões na crise climática global.
Impactos Socioambientais da Exploração Mineral
O deputado Nilto Tatto (PT-SP), 1º vice-presidente do colegiado, ressalta a relevância desses minerais para a transição energética e alerta para os impactos da corrida global por sua exploração. Esse cenário tem gerado contradições com os princípios de uma transição justa, democrática e inclusiva, contribuindo, no Brasil, para a insegurança hídrica, exposição a eventos extremos e riscos socioambientais em estados como Pará, Minas Gerais, Goiás e Bahia.
Para Tatto, a migração da Era do Petróleo para a Era dos Minerais Estratégicos é inevitável, e o Brasil, com suas vastas reservas minerais, possui potencial para se destacar nesse cenário. O desafio atual é transformar esse potencial em um projeto de desenvolvimento sustentável, justo e igualitário para o país.
O seminário visa fomentar o debate e conscientização sobre a importância da gestão responsável desses recursos para garantir uma transição energética eficaz e equitativa.
Fonte: Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados
Tags: MineraisCríticos, TransiçãoEnergética
Fonte: camara.leg.br