Estudantes e professoras de ensino médio se unem na construção de estação meteorológica IoT na UFSC Joinville. Projeto visa estimular mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Estudantes e professoras de ensino médio se unem em projeto na UFSC Joinville
O Laboratório Integrado de Hidrologia, Hidráulica e Saneamento, localizado na UFSC Joinville, receberá meninas estudantes de ensino médio para uma imersão científica que resultará na construção de uma estação meteorológica utilizando recursos de Internet das Coisas (IoT). O projeto Futuras Cientistas, do Cetene, visa estimular alunos e professoras da rede pública nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, contribuindo para a equidade de gênero no mercado de trabalho.
Equipe feminina lidera o projeto
A equipe liderada pela professora Amanara Potykytã de Sousa Dias Vieira inclui professoras, uma engenheira e estudantes do ensino médio. A proposta é aproximar as participantes das áreas de hidrologia, eletrônica e programação, além de proporcionar experiência na universidade pública. O projeto prevê a construção de estações meteorológicas usando sensores e conceitos de IoT, com apoio financeiro para as participantes.
Aprender fazendo: conhecimento prático e mão na massa
As estudantes terão a oportunidade de aprender conceitos práticos de hidrologia, programação e eletrônica, montando as estações e interpretando os dados coletados. A imersão científica está agendada para janeiro de 2026, com atividades presenciais matutinas de segunda a sexta-feira.
As interessadas serão selecionadas por edital divulgado no site do programa Futuras Cientistas. O projeto visa incentivar a participação feminina nas áreas STEM desde o ensino médio.
Tags: Ciência, Tecnologia
Fonte: noticias.ufsc.br