Cirurgia Cardíaca Pelo SUS: Hospital Regional de Oeste Realiza Primeiro Procedimento Após Habilitação Estadual
Saiba como o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, realizou a primeira cirurgia cardíaca pelo SUS após habilitação estadual para Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular.
Primeira Cirurgia Cardíaca Pelo SUS Realizada em Chapecó
O Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, realizou a primeira cirurgia cardíaca pelo SUS na última semana de fevereiro. O procedimento foi possível graças à habilitação estadual do hospital como Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular. Isso permite que o Estado assuma os custos da cirurgia, descentralizando o serviço e trazendo mais segurança aos pacientes.
O Procedimento e Seus Benefícios
A cirurgia realizada foi a revascularização do miocárdio, conhecida como Ponte de Safena, fundamental no tratamento das cardiopatias. Essa iniciativa melhora a expectativa e qualidade de vida dos pacientes, como o senhor Valdecir Bagnara, de 72 anos, morador de Chapecó, que passou pelo procedimento após um infarto.
Impacto Regional
O Hospital Regional do Oeste atende uma população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes em 130 municípios do Oeste catarinense, com uma estrutura que dispõe de 306 leitos de internação e realiza 93% dos atendimentos pelo SUS.
Repórter: Marcos Lampert
Tags: SUS, SaúdePública
Fonte: estado.sc.gov.br