Cirurgia cardíaca pelo SUS no Hospital Regional do Oeste em Chapecó
Saiba como o Hospital Regional do Oeste em Chapecó realizou a primeira cirurgia cardíaca pelo SUS, descentralizando os serviços e beneficiando os pacientes.
Primeira cirurgia cardíaca pelo SUS
O Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, realizou a primeira cirurgia cardíaca pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na última semana de fevereiro. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está viabilizando a habilitação estadual como Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular, descentralizando o serviço e evitando deslocamentos dos pacientes para outras regiões.
Tratamento para revascularização do miocárdio
A cirurgia, conhecida como Ponte de Safena, é parte do tratamento para cardiopatias, melhorando a qualidade de vida do paciente. Valdecir Bagnara, de 72 anos, morador de Chapecó, foi um dos beneficiados. Após sofrer um infarto, ele comemorou a possibilidade de tratamento na sua cidade, evitando deslocamentos.
Equipe médica e expectativas de recuperação
A atuação da equipe médica, enfermeiros e fisioterapeutas foi fundamental para a rápida recuperação de Valdecir. O cirurgião cardiovascular Lucas Krieger Martins ressaltou a importância da habilitação em um momento em que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no mundo. A estrutura do HRO permite atendimentos de alta complexidade em Cardiologia e Vascular, além do serviço de Hemodinâmica para disfunções neurológicas e cardiológicas.
Proximos passos e melhorias
O HRO atende cerca de 1,5 milhão de pessoas em 130 municípios da região oeste catarinense, com mais de 93% dos atendimentos realizados pelo SUS. O hospital busca aprimorar os serviços em alta complexidade, planejando melhorias na assistência em Cardiologia e outras áreas, mantendo a cooperação com a sociedade e demais áreas da medicina.
Tags: HospitalRegional, CirurgiaCardiacaSUS
Fonte: estado.sc.gov.br