Ministério de Minas e Energia defende esforços por novos blocos exploratórios de petróleo e gás para garantir a autossuficiência do Brasil, mesmo durante a transição energética. Saiba mais!
Ministério de Minas e Energia defende a autossuficiência
Em audiência da Comissão de Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, Carlos Agenor Cabral, diretor do ministério, destaca a importância dos novos blocos exploratórios de petróleo e gás para o Brasil. Saiba mais sobre a atual situação e os desafios futuros em relação à produção nacional.
Autossuficiência e projeções futuras
O Brasil, como o oitavo maior produtor de petróleo bruto do mundo, tem planos de se tornar o quarto até 2031. Com uma produção diária de 3,3 milhões de barris, o país também investe em pesquisas para garantir sua autossuficiência, essencial para seu desenvolvimento econômico.
Novas reservas e investimentos necessários
Cabral ressalta a importância de investimentos em novas reservas, como na Margem Equatorial e em Pelotas, para garantir a continuidade da autossuficiência brasileira. Saiba mais sobre os desafios e polêmicas envolvendo essas regiões.
Compromissos ambientais e tecnológicos
O diretor destaca os compromissos do país com tecnologias de descarbonização e sequestro de carbono, visando a neutralidade de carbono até 2050. Saiba como o Brasil busca manter suas emissões de carbono negativas.
Desafios futuros e perspectivas
Representantes do setor industrial alertam sobre os riscos caso o Brasil se torne importador de petróleo a partir de 2040, além de discutirem a importância estratégica do petróleo e do gás na transição energética. Saiba como o país planeja lidar com esses desafios e otimizar oportunidades.
Oportunidades de investimento no setor energético
O Ministério do Desenvolvimento mapeou investimentos significativos para o setor de energia até 2034, incluindo recursos para petróleo, gás, combustíveis do futuro e eletromobilidade. Conheça os detalhes desses investimentos e as perspectivas para o setor.
Tags: energia, autossuficiência
Fonte: camara.leg.br