A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados debate políticas de reparação e enfrentamento à violência do Estado nas periferias. Saiba mais sobre a audiência pública.
Audiência Pública: Impactos da violência estatal nas comunidades periféricas
A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (15), um debate crucial sobre os impactos da violência estatal nas comunidades periféricas. O encontro está agendado para ocorrer no plenário 9, às 15h30.
O deputado Reimont (PT-RJ) solicitou a audiência com o intuito de trazer à tona as repercussões da violência do Estado e discutir abordagens para políticas de reparação, cuidado e promoção dos direitos humanos. Durante a sessão, será abordada a criação da Rede de Atenção a Pessoas Afetadas pela Violência de Estado (Raave), iniciativa implementada após a tragédia no Jacarezinho, Rio de Janeiro, em 2021. A Raave, composta por instituições de ensino, movimentos sociais e coletivos locais, oferece suporte psicossocial e incentiva redes de cuidado integral.
Segundo Reimont, a violência estatal presente nas periferias do Brasil, caracterizada por ações letais e violações constantes de direitos, representa uma das formas mais sérias de desigualdade estrutural no país.
Tags: ViolênciaEstatal, DireitosHumanos
Fonte: camara.leg.br