A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) aprovou a reestruturação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas para mensurar o impacto real na vida da sociedade. Saiba mais sobre essa decisão e suas implicações.
Reestruturação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas
A diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) aprovou, em reunião no Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), a reestruturação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).
O modelo passará a mensurar não apenas capacidades institucionais, produtos e resultados, mas também o impacto real da atuação dos Tribunais de Contas na sociedade. A mudança, liderada pelo vice-presidente de Relações Internacionais da Atricon, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, reflete a sintonia da entidade com as demandas sociais e a importância de medir o impacto direto das ações dos Tribunais na melhoria das políticas públicas e na vida da população.
Novo formato e Testes Regionais
O novo modelo será implementado em 2027, após a fase de transição. Durante esse período, será testado em diferentes tribunais, incluindo os da Paraíba, Goiás, Paraná, Rondônia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Rede Consenso e Atuação Colaborativa
Foi criada a Rede Consenso dos Tribunais de Contas, presidida pelo ministro Bruno Dantas (TCU) e coordenada pelo conselheiro Carlos Neves (TCE-PE), com o objetivo de promover soluções consensuais e uma atuação mais preventiva e colaborativa entre os tribunais. A iniciativa reforça a responsabilidade dos Tribunais de Contas na busca por soluções conjuntas para os desafios da gestão pública.
Transparência, Inovação e Tecnologia
A reunião também tratou de notas recomendatórias, do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e de tecnologia e inovação. Destaque para projetos de inteligência artificial em parceria com o TCE/SC e o uso de dados abertos para qualificar relatórios e decisões.
Tags: TribunaisDeContas, Atricon
Fonte: scempauta.com.br