Santa Catarina se destaca como a 2ª economia mais inovadora do Brasil, com pontuação acima da média nacional no IBID 2025. Confira os detalhes!
SC se mantém como a 2ª economia mais inovadora do Brasil
Santa Catarina é a 2ª economia mais inovadora do Brasil pelo 5º ano consecutivo, conforme a edição de 2025 do IBID (Índice Brasileiro de Inovação e Desenvolvimento). O estado catarinense atingiu a pontuação 0,449, ficando atrás apenas de São Paulo (0,872) no ranking que revela o desempenho dos ecossistemas locais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Lançado durante o Startup Summit 2025 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no último dia 29 de agosto, em Florianópolis, o estudo analisa tanto o contexto que facilita a inovação quanto os resultados concretos do processo inovador. Um dos indicadores avaliados é a quantidade de startups, em que SC se destaca com 2.059 startups mapeadas pelo Sebrae Startups Report Santa Catarina 2025, evidenciando a capacidade de criação de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias no estado.
Cenário de inovação no Brasil
Em comparação com o ano passado, o ranking geral do IBID aponta um cenário com leve desconcentração das atividades inovadoras no país, no qual alguns estados estão reduzindo a distância em relação à economia paulista. SC e Paraná (em 3º, com 0,413) se destacaram ao diminuírem a diferença para a liderança em seis pontos percentuais. De acordo com o estudo, “os avanços refletem maior capacidade de adaptação e fortalecimento dos ecossistemas locais de inovação, mesmo em contextos econômicos diversos”.
Desempenho por pilares de inovação
O IBID também promove diagnósticos temáticos baseados no desempenho dos estados em sete pilares de inovação, sendo que SC se destaca pelo desempenho na maioria deles. Em Conhecimento e Tecnologia, o estado obteve seu melhor índice, liderando várias dimensões, como Ambiente Institucional e Infraestrutura Geral. Além disso, SC é líder em temas como Ambiente Regulatório, Crédito, Absorção de Conhecimento, Ativos Intangíveis e Impacto do Conhecimento.
O IBID é um indicador multidimensional sintético e oficial da inovação no Brasil, alinhado à metodologia do GII. O estudo busca atualizar os dados e indicadores estatísticos, destacando as transformações que influenciaram o desempenho das Unidades da Federação e das cinco macrorregiões brasileiras ao longo da década.
Fonte: acate.com.br

























