Tradição: 173ª Festa do Divino Espírito Santo em São José – Programação e História

Festa do Divino Espírito Santo - São José

Celebre a tradição centenária da 173ª Festa do Divino Espírito Santo em São José, entre 30 de maio e 2 de junho. Saiba mais sobre a programação religiosa, cultural e solidária, enriquecida pela história e caráter tradicional do evento.

Programação e História da 173ª Festa do Divino Espírito Santo em São José

A cidade de São José já tem data marcada para celebrar uma de suas festas mais tradicionais. A 173ª edição da Festa do Divino Espírito Santo será realizada entre os dias 30 de maio e 2 de junho, no Centro Histórico do município. A celebração religiosa e cultural é uma das mais antigas de Santa Catarina, com origem em 1851, e deve reunir milhares de fieis em uma programação intensa e repleta de simbolismo.

A programação contará com missas, procissões, cortejos e a famosa distribuição de alimentos comunitários, reforçando o espírito de solidariedade que move o festejo. Com raízes que remontam a 1851, a Festa do Divino é uma das celebrações mais tradicionais do município e deverá reunir milhares de fieis e visitantes.

Seguindo a tradição, a programação acontece seis semanas após o Domingo de Páscoa e sete dias antes do Domingo de Pentecostes, preservando os ritos e costumes que vêm sendo mantidos há mais de um século e meio.

História da Festa do Divino Espírito Santo

A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída no ano de 1296, na cidade de Alenquer, Portugal. A festa é fruto de uma promessa da Rainha Isabel de Aragão, esposa de Dom Dinis, Rei de Portugal; para que a paz pudesse reinar entre Portugal e o Reino independente de Aragão que estavam em guerra. As promessas da Rainha Santa e do povo foram atendidas e a paz voltou a reinar. O intuito dos festejos e comemorações é a promoção da paz, a vivência da caridade fraterna e a honra e devoção ao Divino Espírito Santo.

Desde 1851, a Festa do Divino Espírito Santo é celebrada na Paróquia de São José, preservando e cultivando este forte traço da religiosidade, sendo base da identidade histórico cultural trazida pelos açorianos. Por sua importância, a festa é registrada como Patrimônio Imaterial, e está registrada no livro de celebrações como parte integrante dos bens culturais josefenses.

Tags: ,

Fonte: saojose.sc.gov.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account