Saiba como a tarifa zero no transporte público pode garantir mobilidade urbana e qualidade nos serviços. Conheça exemplos de cidades brasileiras que adotaram esse modelo e os benefícios para os usuários.
Discussão sobre a tarifa zero no transporte público
A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados debateu a importância do transporte público de qualidade para a mobilidade urbana. O deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ) propôs o debate e apresentou exemplos de como a tarifa zero pode ser viável. Ele mencionou iniciativas como o uso de recursos do Vale-Transporte, que está em discussão em Belo Horizonte, e o financiamento com royalties do petróleo, como é feito em Maricá (RJ).
No Brasil, 138 cidades já adotam a tarifa zero, financiando o transporte público com recursos públicos e dispensando o pagamento dos usuários.
Qualidade e participação
Yasmin Alves, da Coletiva Feminista Antirracista de Recife, ressaltou que o valor pago pelos usuários não garante a qualidade do transporte. Por outro lado, Paik Santarém, do movimento Passe Livre Nacional, defendeu a participação dos usuários na gestão do transporte público.
Fonte: TV Câmara Edição – ND
Tags: transportepublico, mobilidadeurbana
Fonte: camara.leg.br