Santa Catarina destaca-se em doações e transplantes de órgãos no Brasil no primeiro semestre de 2025

Doações e Transplantes de Órgãos em Santa Catarina em 2025

Descubra como Santa Catarina se destacou em doações e transplantes de órgãos, liderando as estatísticas nacionais no primeiro semestre de 2025. Confira os detalhes!

No Setembro Verde, Santa Catarina se destaca em doações de órgãos

Em meio ao Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos, Santa Catarina reforça seu papel de destaque no cenário nacional. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Estado alcançou a maior taxa de doação do país no primeiro semestre de 2025, atingindo 42,4 doadores por milhão de habitantes (pmp), enquanto a média nacional ficou em 19,5 pmp.

A recusa familiar em Santa Catarina também se destacou positivamente, com apenas 28,4% dos casos, frente à média nacional de 45%. De janeiro a julho, a Central Estadual de Transplantes, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu 450 notificações de possíveis doadores, concretizando 207 casos, o que representa 52,3 pmp em situações de morte encefálica. Esse resultado é fruto da política estadual de transplantes, em vigor há mais de duas décadas, e dos investimentos em capacitação profissional, infraestrutura terrestre e aérea para logística e atendimento.

Transparência nos dados e avanços nos transplantes

Atualmente, 69 hospitais catarinenses participam do Sistema Estadual de Doação de Órgãos. Somente de janeiro a julho de 2025, foram realizados 982 transplantes, incluindo córneas (317), rins de doadores falecidos (174), fígados de doadores falecidos (74) e esclera (7). A mobilização continuará intensa no Dia D da Doação de Órgãos, em 24 de setembro, com a realização de atividades educativas e de sensibilização em hospitais do estado.

A legislação brasileira estabelece que a doação só pode ocorrer mediante autorização familiar, ressaltando a importância das conversas sobre o desejo de doar. O Governo de Santa Catarina dispõe de aeronaves da Saúde/SAMU, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, táxis aéreos e voos comerciais para assegurar a agilidade na logística de transplantes.

Tags: ,

Fonte: scempauta.com.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account