Descubra como a especialização ecológica influencia a distribuição das espécies nos recifes de coral. Estudo inédito da UFSC revela dados surpreendentes sobre os peixes recifais mais especializados.
Estudo internacional revela o impacto da especialização ecológica nos recifes de coral
Um estudo internacional, com participação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), revelou que os recifes de coral mais diversos do planeta são dominados por espécies de peixes altamente especializadas em sua alimentação e tolerância térmica.
A pesquisa, publicada na revista Global Ecology and Biogeography, traz dados inéditos sobre a ecologia dos recifes, coassinada pelo professor Sergio Floeter, do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC.
A especialização e a distribuição das espécies nos recifes
A especialista Zoé Delecambre destaca que os recifes mais diversos são habitados por espécies especializadas em tipos específicos de alimentos. Peixes como o peixe-borboleta Chaetodon ornatissimus e o generalista Abudefduf saxatilis exemplificam a importância da especialização.
Impacto global da especialização ecológica
O estudo analisa padrões biogeográficos e de diversificação global de nichos tróficos e térmicos nos peixes recifais, evidenciando que a especialização atinge seu ápice nos hotspots de biodiversidade do planeta.
Portanto, a alta biodiversidade suporta papéis ecológicos mais especializados, enquanto os generalistas prevalecem em sistemas mais simples.
Tags: especializaçãoecológica, recifescorais
Fonte: noticias.ufsc.br