Projeto UFSC valoriza educação em escolas do campo de Santa Catarina
Saiba mais sobre o projeto da UFSC que promove a educação continuada de professores e apoia escolas e a população rural em SC. Conheça os objetivos e ações do programa.
Projeto da UFSC valoriza a educação nas escolas do campo de Santa Catarina
O projeto Escola é Vida na Comunidade: Escola da Terra, executado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo oferecer educação continuada a professores da rede pública municipal e apoiar pedagogicamente escolas e a população rural de municípios catarinenses.
A iniciativa, que está na terceira turma, conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), responsável pela gestão financeira dos recursos repassados pelo MEC para o desenvolvimento dos trabalhos.
Detalhes do projeto
O programa oferece um curso de aperfeiçoamento para professores que atuam no Ensino Fundamental, promovendo a reflexão sobre a produção do conhecimento na perspectiva da educação do campo, com foco em agroecologia e na escola do campo.
Com carga horária de 180 horas, o curso é dividido em três etapas, incluindo seminários de lançamento, formação mensal nos municípios ao longo de sete meses e seminários de finalização.
Contribuições do projeto
O projeto visa fortalecer escolas, sensibilizar sobre a importância da produção e consumo de alimentos saudáveis, a preservação ambiental e o desenvolvimento de ações pedagógicas vinculadas à agroecologia.
Resultados e alcance
O projeto já envolveu centenas de docentes e escolas em diferentes municípios catarinenses, buscando elevar o desempenho dos estudantes das áreas rurais.
Articulação com o Pronacampo
O projeto faz parte do programa Escola da Terra, integrante do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), que visa apoiar povos do campo e quilombolas no acesso à educação pública.
Em Santa Catarina, a iniciativa enfrenta desafios como o fechamento de escolas rurais, o avanço do agronegócio e a saída de jovens do campo, buscando promover a educação e o fortalecimento comunitário.
Equipe e parcerias
A efetivação do programa conta com a colaboração de diversas entidades, incluindo o governo federal, instituições de ensino superior e secretarias de Educação, envolvendo diretamente 23 pessoas no estado.
Com informações da Revista Fapeu.
Fonte: noticias.ufsc.br