Operação policial desarticula grupo criminoso que aplicava o Golpe do Falso Advogado, alertando a população sobre contatos suspeitos relacionados a processos judiciais.
Operação Litis Simulatio: Combate à Fraude do Falso Advogado
A Polícia Civil de Santa Catarina, em ação conjunta com o Cyberlab do Ministério da Justiça e a Polícia Civil do Rio de Janeiro, deflagrou a Operação Litis Simulatio. O objetivo é desarticular um grupo criminoso que aplicava o Golpe do Falso Advogado. As investigações começaram após uma vítima em Florianópolis relatar ter sido enganada em um suposto processo judicial contra o Estado.
Foram cumpridos 25 mandados de busca e 16 de prisão nos estados do Ceará e Rio de Janeiro. A população é alertada a ficar atenta a contatos suspeitos que solicitam pagamento para liberar quantias em ações judiciais. O Poder Judiciário e advogados não solicitam depósitos via PIX ou boleto para liberar valores de processos.
A expressão “litis simulatio”, do latim, refere-se à simulação de litígio, relacionando-se ao crime do falso advogado. A investigação continua visando responsabilizar os criminosos e seus cúmplices.
Tags: OperaçãoPolicial, FraudeAdvogado
Fonte: pc.sc.gov.br

























