Confira os dados mais recentes sobre a inadimplência em micro e pequenas empresas, destacando a queda para 21% em agosto. Saiba como o acesso ao crédito está impactando positivamente os negócios.
Finanças em dia: queda da inadimplência em pequenas empresas
As micro e pequenas empresas registraram, em agosto, uma das menores taxas de inadimplência desde agosto de 2022, quando teve início a série de pesquisas Pulso dos Pequenos Negócios.
A 11ª edição do levantamento, realizado pelo Sebrae, indica que 21% dos pequenos negócios estão com dívidas ou empréstimos em atraso. O percentual é o segundo menor registrado pela pesquisa, próximo aos 20% identificados no levantamento de agosto do ano passado.
A Pulso também indicou que o peso das dívidas diminuiu nos custos mensais das empresas: 46% dos pequenos negócios declararam que as dívidas correspondem a menos de 30% dos custos mensais, uma melhora de dois pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em maio, e de cinco pontos percentuais em relação à primeira pesquisa da série.
Cenário do crédito e declarações
Entre os empreendedores ouvidos na pesquisa, 25% declararam que buscaram empréstimo bancário nos últimos três meses, sendo 44% destes obtendo o empréstimo. Décio Lima, presidente do Sebrae, destaca os esforços da instituição para ampliar o acesso ao crédito, já disponibilizando mais de R$6 bilhões às micro e pequenas empresas nos últimos dois anos.
Estado de espírito dos empresários
Na pesquisa, 43% dos empresários se dizem preocupados com o futuro, enquanto 28% estão aliviados e esperançosos. 21% percebem o lado positivo da crise e 8% se mostram entusiasmados com o futuro.
Realizada entre os dias 18 e 31 de agosto, a pesquisa contou com a participação de 6.173 respondentes em todos os estados e no DF, sendo 54% MEI, 38% ME e 7% EPP.
Tags: inadimplência, microempresas
Fonte: agenciasebrae.com.br