Empreendedorismo Feminino na COP30: Destaques das Mulheres na Bioeconomia

No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, mulheres liderando na bioeconomia da COP30. Conheça histórias de coragem, inovação e impacto social.

Destaque para as Lideranças Femininas na Bioeconomia da COP30

No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado nesta quarta-feira (19), histórias de coragem, inovação e liderança feminina movimentam a Brasil BioMarket, loja colaborativa do Sebrae na COP30. Ali, mulheres que transformam territórios, biodiversidade e saberes tradicionais em geração de renda ocupam o centro da vitrine, exemplos vivos do papel essencial que elas desempenham na bioeconomia brasileira.

Dionete Figueiredo: Transformando o Cerrado Mineiro

Uma dessas líderanças é Dionete Figueiredo, que viajou de Minas Gerais a Belém (PA) para acompanhar de perto a visibilidade internacional que a COP30 oferece aos produtos da Copabase e da Central Veredas, cooperativas formadas majoritariamente por mulheres artesãs e extrativistas do Cerrado mineiro. Na Brasil BioMarket, elas expõem artesanato em fibra de buriti, bordados tradicionais e a estrela da biodiversidade regional: a castanha de baru, ingrediente que já conquistou chefs renomados em todo o país.

A COP é uma grande oportunidade para mostrar ao mundo o trabalho dos pequenos negócios e como as comunidades praticam, no dia a dia, ações concretas de combate às mudanças climáticas.

Dionete destaca que as transformações acontecem nos territórios e que o apoio do Sebrae tem sido decisivo para fortalecer as cooperativas na formalização, capacitação e acesso a mercados. Segundo Dionete, o trabalho conjunto com o Sebrae já permitiu à região avançar para a exportação da castanha de baru, ampliando a renda das famílias extrativistas.

Jaqueline Freire e a Saboaria Rondônia: Inovação e Impacto Social

Outra história que simboliza o avanço do empreendedorismo feminino é a de Jaqueline Freire, fundadora da Saboaria Rondônia. A marca, que apresenta linha completa de produtos de autocuidado à base de buriti, é uma das vitrines da loja do Sebrae. Jaque, como é conhecida, lembra que a saboaria nasceu em 2017 em contexto rural, a partir de um investimento inicial de R$ 152 e de uma história familiar.

Hoje, a Saboaria Rondônia se consolidou como a primeira indústria de cosméticos em contexto rural do estado e já alcança mercados nacionais e internacionais. Com toda a cadeia produtiva estruturada em nove territórios indígenas, a marca gera renda para 385 famílias.

Brasil BioMarket na COP30: Onde Conferir os Produtos

A loja Brasil Biomarket projeta negócios que integram sustentabilidade com impacto social, ampliando renda e visibilidade para empreendedores de 22 estados representados. São mais mil produtos de 250 pequenos negócios dos seis biomas brasileiros.

Sebrae na COP30: Inovação e Cultura na Amazônia

Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transforma sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.

Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

Tags: ,

Fonte: agenciasebrae.com.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account