Projeto de digitalização dos filmes Novelo, A Via Crucis e Olaria do GUCA da UFSC é premiado na terceira Mostra.doc de cinema. Saiba mais sobre os curta-metragens experimentais filmados em Florianópolis e São José entre 1968 e 1976.
Projeto de digitalização premiado na Mostra.doc
O Grupo Universitário de Cinema Amador (GUCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve seu projeto de digitalização dos filmes Novelo, A Via Crucis e Olaria premiado na terceira edição da Mostra.doc de cinema. A iniciativa, realizada pelos alunos Andrey Santiago e Eduardo Fernandes sob orientação do professor Henrique Luiz Pereira Oliveira, fundador do Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som (LAPIS) da UFSC, contou com informações essenciais do trabalho de Sissi Valente para localizar os filmes que datam do período da ditadura militar.
Três curta-metragens experimentais
Os filmes, produzidos entre 1968 e 1976 em Florianópolis e São José, fazem parte do acervo da Cinemateca Brasileira. Novelo, de 1968, dirigido por Gilberto Gerlach e Pedro Paulo de Souza, é o primeiro da lista. Em seguida, A Via Crucis, de 1972, com direção de Nelson dos Santos Machado e Deborah Cardoso Duarte. E por fim, Olaria, de 1976, dirigido pela mesma dupla de Nelson dos Santos Machado e Deborah Cardoso Duarte.
Mostra.doc e Encontro Estadual de Preservação Audiovisual
A terceira edição do Mostra.doc acontecerá em Treze Tílias (SC) de 30 de outubro a 2 de novembro, com transmissão ao vivo no Centro de Eventos Maria Thaler Moser. Este evento também marcará a realização do primeiro Encontro Estadual de Preservação Audiovisual, apresentando 48 filmes, exposições, oficinas, lançamentos e apresentações musicais gratuitas.
Tags: Mostradoc, PreservaçãoAudiovisual
Fonte: noticias.ufsc.br
























