Cigarros Eletrônicos: Alerta do Instituto Nacional do Câncer aos Deputados

Imagem ilustrativa de cigarros eletrônicos

Instituto Nacional do Câncer alerta deputados sobre riscos da legalização dos cigarros eletrônicos. Saiba mais sobre os perigos desses produtos e os impactos na saúde dos jovens.

Riscos da Legalização dos Cigarros Eletrônicos

O representante do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Felipe Lacerda Mendes, alertou a deputados sobre os riscos do avanço de propostas de legalização dos cigarros eletrônicos no Brasil. Mendes destacou a preocupação do Inca com projetos de lei que visam liberar esses produtos no mercado nacional.

Projeto de Lei e Agência Nacional de Vigilância Sanitária

O PL 5008/23, em tramitação no Senado, propõe regulamentar a produção e comercialização dos cigarros eletrônicos, revogando a proibição da Anvisa de 2009. A Anvisa considera os vapes prejudiciais à saúde e causadores de dependência. A proibição contribuiu para evitar o aumento do consumo entre jovens no Brasil.

Impactos na Saúde e Dependência

Ricardo Meireles, da Associação Médica Brasileira, alerta para a dependência dos vapes, especialmente entre adolescentes, prejudicando o desenvolvimento cognitivo. Já Maria Enedina Claudino Aquino Scuarcialupi, da Sociedade Brasileira de Pneumologia, destaca o marketing enganoso dos cigarros digitais e os riscos à saúde, como lesões cerebrais.

Custos e Impactos Sociais

Felipe Lacerda Mendes rebate a ideia de maior arrecadação com a legalização, evidenciando os altos custos sociais do tabagismo, que vão além da arrecadação de impostos. As perdas geradas pelo tabagismo impactam no orçamento público e na saúde da população, o que representa um custo significativo para o país.

Tags: ,

Fonte: camara.leg.br

Imagem do Grid
Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account