Após três meses de retração, a economia de Santa Catarina mostra estabilidade em julho. Saiba mais sobre a análise do IBCR e os fatores que influenciaram esse resultado.
Atividade econômica de Santa Catarina se estabiliza em julho
Após três meses consecutivos de retração, a atividade econômica de Santa Catarina apresentou estabilidade em julho, de acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central. Essa estabilização é considerada uma prévia do PIB e ocorre após recuos de 0,1% em junho, 0,3% em maio e 1,3% em abril.
Os principais setores da economia catarinense, como indústria, comércio e serviços, desaceleraram nos meses anteriores, contribuindo para essa queda. O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Gilberto Seleme, menciona que a desaceleração já era esperada, devido à alta da taxa Selic, que deve se manter elevada até o final de 2025.
Outro fator que influencia a retração é a política tarifária dos Estados Unidos, principal destino das exportações de SC. Em agosto, as vendas para esse mercado caíram 19,5% em comparação com o mesmo período de 2024.
Tags: Economia, SantaCatarina
Fonte: scempauta.com.br