Saiba como a Polícia Civil de Santa Catarina está atuando contra a comercialização de bebidas falsas na região da Grande Florianópolis. Entenda os riscos à saúde dos consumidores e as consequências legais para os envolvidos.
Operação da Polícia Civil contra Comercialização de Bebidas Falsificadas
No dia 16/10, a Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo (DCAC/DEIC) da Polícia Civil de Santa Catarina participou de uma operação para combater a venda de bebidas falsificadas na Grande Florianópolis. A ação contou com a colaboração do PROCON SC, Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP) e Polícia Científica.
Foram vistoriados três estabelecimentos comerciais, sendo dois no bairro Campeche, em Florianópolis, e um em São José. Em dois dos locais fiscalizados, foram encontrados produtos suspeitos de falsificação. O material apreendido será periciado pela Polícia Científica para verificar sua autenticidade e segurança.
Riscos para a Saúde Pública
A comercialização de bebidas falsificadas representa uma séria ameaça à saúde dos consumidores, pois tais produtos não passam por controles de qualidade e fiscalização sanitária adequada. Eles podem conter substâncias tóxicas, níveis perigosos de álcool, contaminantes químicos prejudiciais e outros compostos nocivos ao organismo, com potencial para causar danos irreversíveis à integridade física.
Até o momento, não foram reportados casos de intoxicação por metanol em Santa Catarina. Os responsáveis pelos estabelecimentos fiscalizados poderão ser acusados de crimes contra a propriedade intelectual, as relações de consumo e a ordem tributária, sujeitos a penas de reclusão e multas.
Tags: PolíciaCivil, GrandeFlorianópolis
Fonte: pc.sc.gov.br