Aumento de acidentes com animais peçonhentos: alerta do Corpo de Bombeiros Militar de SC
Saiba mais sobre o aumento de ocorrências envolvendo animais peçonhentos e como se prevenir. Dados, casos e recomendações do CBMSC.
Aumento de acidentes com animais peçonhentos: alerta do Corpo de Bombeiros Militar de SC
Com o calor, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alerta para o incremento no número de ocorrências envolvendo animais peçonhentos, como cobras, aranhas, escorpiões e lacraias. Durante esse período, esses animais saem com mais frequência de seus esconderijos, aumentando as chances de acidentes.
Dados da corporação apontam que, entre 1º de janeiro e 19 de fevereiro deste ano, foram registradas 203 ocorrências de busca e captura de animais peçonhentos em todo o estado. Esse número representa um aumento de 54,54% em relação aos meses de inverno de 2024 (junho a setembro), quando foram atendidas 85 ocorrências. Os atendimentos de Assistência Pré-Hospitalar (APH) devido a ataques de animais peçonhentos também subiram, passando de 11 casos no inverno para 17 nos primeiros meses de 2025.
Ocorrências recentes
Nesta semana, duas ocorrências de destaque foram atendidas pela corporação. No domingo, 16, um turista argentino foi picado por uma jararaca ao fazer uma trilha na Barra da Lagoa, em Florianópolis. A vítima foi atendida pelos guarda-vidas e encaminhada ao hospital. Outro caso foi a captura de três cobras corais-verdadeiras em uma residência em Gaspar na última terça-feira, 18.
Causas do aumento
Segundo especialistas, a busca por alimento é um dos principais fatores para a alta incidência de animais peçonhentos em áreas urbanas e rurais durante o verão. As serpentes, como jararaca, jararacussu, cascavel e coral-verdadeira, são as mais comuns em Santa Catarina. A picada desses animais pode causar sintomas variados, principalmente em membros inferiores.
Recomendações do CBMSC
O comandante do Corpo de Bombeiros Militares de Seara, capitão Domingos, destaca a importância da prevenção. Ele recomenda que as pessoas se protejam e evitem criar condições para a proliferação desses animais. Em caso de acidente, medidas como limpar o local, manter a vítima calma e procurar ajuda médica são essenciais.
Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa do CBMSC pelo número (48) 98843-4427.
Fonte: estado.sc.gov.br

