Santa Catarina se destaca na criação de vagas na indústria, com construção civil e setor têxtil entre os destaques. Saiba mais sobre o panorama de empregos formais no estado.
Destaque Industrial em Santa Catarina
O setor industrial mostrou grande desempenho na geração de empregos em Santa Catarina no primeiro semestre. Com 42 mil vagas criadas, o estado totalizou 80,4 mil novos postos de trabalho formais. Apesar do bom resultado, há indícios de desaceleração na produção industrial, com diversos setores apresentando saldos menores em relação ao ano anterior. Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC, destacou que a construção civil foi o principal ramo, com 12,1 mil novos empregos, seguida pelo setor têxtil, que gerou 6,1 mil oportunidades. Outros segmentos também tiveram desempenho positivo, como o de máquinas e equipamentos, com 4,2 mil vagas.
Setor da Construção e Têxtil em Evidência
A construção civil se destacou como o principal gerador de empregos industriais, impulsionada pelo mercado imobiliário aquecido no litoral norte catarinense. Já o segmento têxtil, de confecção, couro e calçados, mostrou resiliência diante da desaceleração econômica, graças ao consumo das famílias. O economista Bruno Haeming ressaltou que, apesar do cenário, o setor de alimentos e bebidas também apresentou resultados positivos, com 4,2 mil novas vagas.
Outros Setores e Posicionamento de SC
No total, o setor de serviços gerou 31,3 mil vagas, o comércio 6,7 mil e a agropecuária 385. Santa Catarina se posicionou como o terceiro estado que mais criou empregos na indústria, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Em junho, os serviços lideraram a abertura de empregos formais, seguidos pela indústria e comércio. A agropecuária também teve impacto positivo, evidenciando a diversificação da economia catarinense.
Tags: Indústria, EmpregosSC
Fonte: deolhonailha.com.br