Resultados e próximos passos do Planejamento Espacial Marinho na Região Sul de SC
Confira os resultados e alinhamentos do projeto PEM Sul no primeiro ano de implementação e saiba mais sobre os próximos passos e parcerias. Uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento sustentável da zona marinha na região Sul.
No último dia 26 de fevereiro, a equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semae) se reuniu com os gestores e executores do projeto PEM Sul (Planejamento Espacial Marinho da Região Sul do Brasil) para apresentar os resultados e produtos desenvolvidos no primeiro ano do projeto. O encontro também teve como objetivo alinhar os próximos passos para a construção dessa importante ferramenta de gestão para o Estado.
Os principais resultados do primeiro ano incluem a produção de cadernos setoriais, abordando os diversos setores que envolvem a governança do espaço marinho, como Pesca, Aquicultura, Petróleo e Gás Natural, Energias Renováveis, Geologia e Mineração, Navegação, Portos e Indústria Naval, Segurança e Defesa, Turismo, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, além de temas Multissetoriais e a Integração GERCO-PEM.
O PEM Sul busca promover o uso compartilhado, sustentável e socialmente justo do ambiente marinho, integrando as atividades marítimas de maneira sustentável e com foco na justiça social. Reconhecido como um projeto-piloto no Brasil, o PEM Sul é o primeiro planejamento marítimo executado no país, estabelecendo as bases metodológicas que servirão de modelo para outros projetos em andamento.
O projeto tem como objetivo enfrentar os impactos das mudanças climáticas na região e é fundamental para a construção de uma gestão integrada do espaço marinho brasileiro, orientando a administração das águas e recursos marinhos do país. A colaboração entre as entidades envolvidas, como SECIRM, MMA, CODEX, BNDES e UFSC, é essencial para o sucesso do PEM Sul e para promover um desenvolvimento marinho sustentável, alinhado com as necessidades da região Sul do Brasil.
Tags: PlanejamentoMarinho, DesenvolvimentoSustentável
Fonte: estado.sc.gov.br