Saiba sobre a concessão de proteção à ex-primeira-dama do Peru e a audiência do Ministro da Justiça. Entenda os detalhes e motivos envolvidos.
Audiência da Comissão sobre Proteção Internacional
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados ouve, nesta terça-feira (4), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, sobre a concessão de proteção internacional à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia.
Lewandowski foi convocado a pedido do deputado Marcel van Hattem (Novo-RS). Nadine Heredia chegou ao Brasil em abril deste ano em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com um pedido de refúgio, alegando perseguição política em seu país.
Condenação no Peru por Lavagem de Dinheiro
Ela é casada com o ex-presidente peruano Ollanta Humala, condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro durante a campanha eleitoral de 2011. Teriam recebido recursos da empreiteira brasileira Odebrecht e do governo venezuelano. Humala já está preso.
Objetivo da Audiência
O debate está marcado para as 14h30, em plenário a ser definido. O objetivo é que o ministro esclareça os fundamentos jurídicos, diplomáticos e administrativos que embasaram a atuação do governo brasileiro no caso, incluindo o uso de recursos públicos e a atuação do Itamaraty.
Segundo o parlamentar, o objetivo é assegurar a transparência, o controle institucional e o respeito à legalidade na atuação do Estado brasileiro em matéria de proteção internacional e política externa.
Tags: Justiça, ProteçãoInternacional
Fonte: camara.leg.br
























