Saiba mais sobre o Projeto de Lei 4592/23 que proíbe o uso de fipronil na pulverização de plantas e seus impactos no meio ambiente e saúde
Projeto de Lei 4592/23 proíbe o uso de fipronil na pulverização de plantas
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4592/23, que proíbe a pulverização de folhas de plantas com defensivos agrícolas contendo fipronil. O fipronil, utilizado para combater insetos-praga em lavouras como soja e milho, tem impactos negativos nos insetos benéficos, como as abelhas, essenciais para a agricultura.
Impactos ambientais e à saúde
O fipronil é apontado como responsável pela alta mortalidade de abelhas e outros polinizadores, afetando o equilíbrio ambiental e a produtividade agrícola. Além disso, há evidências de riscos à saúde de animais e humanos, como o desenvolvimento do mal de Parkinson em agricultores expostos ao produto.
Legislações internacionais
Diversos países, como a União Europeia, Vietnã, Uruguai, Colômbia e Costa Rica, já proibiram o uso agrícola do fipronil, respaldando a necessidade de restrições no Brasil.
Próximos passos
O PL 4592/23, após superar obstáculos na Comissão de Meio Ambiente, segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e posteriormente para o Plenário da Câmara e do Senado para se tornar lei.
Fonte: Janary Júnior | Edição: Rachel Librelon
Tags: MeioAmbiente, Saúde
Fonte: camara.leg.br