Projeto de Lei aprova castração de animais em abrigos após catástrofes

Castração de animais em abrigos após catástrofes

Projeto de Lei aprovado pela Comissão de Agricultura obriga castração de animais acolhidos em abrigos após catástrofes. Saiba mais sobre a proposta e seus critérios.

Obrigatoriedade da castração de animais em abrigos após catástrofes

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2873/24, que torna obrigatória a castração de animais vítimas de catástrofes ou outras emergências acolhidos em abrigos públicos ou privados, e estabelece critérios para o procedimento.

O objetivo é controlar a superpopulação animal e prevenir o abandono. O relator, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), recomendou a aprovação do projeto, de autoria do deputado Marcos Tavares (PDT-RJ).

A castração é medida reconhecida por órgãos técnicos e sanitários como eficaz na promoção da saúde animal e na redução de problemas sociais decorrentes do abandono’, reforçou o relator.

Critérios estabelecidos pelo projeto

Segundo a proposta, o poder público deve assegurar a castração de todos os animais que permaneçam em abrigos por mais de 30 dias, desde que não tenham sido reclamados por seus tutores. Caso o animal fique menos de 30 dias no abrigo, a castração só pode ser realizada com autorização do tutor, quando identificado e localizado.

O projeto também prevê parcerias com clínicas veterinárias, faculdades de medicina veterinária e ONGs para realizar as castrações gratuitamente.

Despesas e tramitação do projeto

As despesas serão cobertas por verbas próprias e suplementares, se necessário. O projeto segue em análise nas comissões de Meio Ambiente, Finanças e Constituição e Justiça antes de virar lei.

Tags: ,

Fonte: camara.leg.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account