Projeto aprovado para instalação de avisos sobre riscos no uso de lareiras em locais fechados

Aviso sobre riscos no uso de lareiras em locais fechados

Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei 5114/23 que exige avisos sobre cuidados no uso de lareiras em ambientes sem exaustão de fumaça. Saiba mais sobre a proposta e os próximos passos.

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5114/23

O projeto visa obrigar estabelecimentos como hotéis, pousadas, imóveis de aluguel para temporada e similares a adotarem avisos sobre os cuidados necessários no uso de lareiras sem exaustão de fumaça. De acordo com a proposta, os avisos devem ser claros, precisos e ostensivos, em português e inglês, informando a necessidade de manter as janelas abertas durante o uso da lareira para garantir a ventilação e prevenir acidentes.

Recomendação da relatora

A relatora do projeto, deputada Simone Marquetto (MDB-SP), destacou a importância da medida, ressaltando que práticas consideradas comuns pelos moradores locais podem não ser conhecidas por visitantes. A deputada recomendou a aprovação do texto, visando a segurança dos turistas e moradores.

Prevenção de acidentes

O deputado Jonas Donizette (PSB-SP), autor da proposta, enfatizou que é comum o desconhecimento dos riscos associados ao uso inadequado de lareiras. Ele defendeu que a implementação dos avisos pode salvar vidas, citando um acidente ocorrido em Monte Verde (MG) como motivação para o projeto.

Tramitação e próximos passos

O projeto segue em análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, ainda precisa ser aprovado na Câmara e no Senado.

Tags: ,

Fonte: camara.leg.br

Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account