Descubra como a UFSC se destacou nas pesquisas em maricultura no litoral catarinense. Saiba mais sobre as parcerias e avanços no cultivo de moluscos, algas e ouriços-do-mar.
Destaque na Maricultura
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi o foco da reportagem da NSC TV, que destacou o pioneirismo nas pesquisas em maricultura no litoral catarinense. Com mais de 40 anos de estudos, a UFSC é responsável por 91% da produção nacional de ostras e mexilhões, colhendo 8,7 mil toneladas de moluscos em 2024.
Parcerias de Sucesso
O técnico do Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM), Carlos Henrique Miranda Gomes, ressaltou a parceria da UFSC com a Epagri na produção e fornecimento de sementes para os maricultores. Anualmente, entre 45 e 70 milhões de sementes são disponibilizadas para os produtores, impulsionando o setor.
Pesquisas em Andamento
O cultivo da macroalga Kappaphicus alvarezii e do ouriço-do-mar Echinometra lucunter são áreas de destaque. A macroalga é utilizada na produção de biofertilizantes e possui potencial nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. Já o ouriço-do-mar, apreciado na gastronomia oriental, está em fase de testes para cultivo em escala comercial.
A reportagem da NSC TV contextualizou as conquistas e desafios da UFSC nesse cenário promissor da maricultura catarinense.
Tags: UFSC, maricultura
Fonte: noticias.ufsc.br

























