Projeto aprovado na chamada da Fapesc visa investigar práticas de leitura literária e perfil leitor em escolas públicas de Santa Catarina. Saiba mais!
Projeto de Investigação sobre Práticas de Leitura em Escolas Públicas do Sul de SC
O projeto aprovado na chamada pública da Fapesc – Mulheres+Pesquisa tem como foco a investigação das práticas de leitura literária e análise do perfil leitor em escolas públicas do litoral sul catarinense. O projeto, liderado pelas professoras Luana de Gusmão, Telma Amorim, Marizete Bortolanza e Marlene Zwierewicz, visa também mapear o perfil leitor de estudantes e professores, analisar a infraestrutura e acervo literário das instituições, identificar ações pedagógicas de formação leitora e propor estratégias de ensino e formação continuada para os docentes.
Resultados e Publicação
Os dados coletados irão subsidiar novas práticas pedagógicas e ações de formação de professores, sendo que os resultados serão publicados em formato de livro impresso, ampliando o alcance acadêmico e social do estudo. A iniciativa, além de destacar a importância do trabalho de pesquisadoras mulheres, fortalece a conexão entre ciência e educação básica, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação e da formação leitora nas escolas da região.
Orçamento e Bolsista
O projeto terá um investimento de R$ 78.518,52, sendo destinado um valor total de R$ 4,5 milhões para todos os projetos contemplados na chamada pública. Além disso, está prevista a contratação de um bolsista de curso superior para colaborar com a pesquisa.
Por Carla Algeri I Jornalista do IFSC
Fonte: ifsc.edu.br