Impactos negativos das redes sociais: o que adolescentes revelam em estudo

Adolescentes usando redes sociais

Descubra os efeitos negativos das redes sociais na geração adolescente com base em pesquisa recente. Saiba como os jovens lidam com problemas de saúde mental e buscam reduzir o tempo online.

Estudo revela percepção negativa dos adolescentes sobre redes sociais

O uso de mídias sociais por adolescentes continua gerando preocupações entre pais, educadores e autoridades. Um novo relatório do Pew Research Center revela que quase metade dos adolescentes americanos acredita que as redes sociais têm um impacto majoritariamente negativo sobre sua geração — e muitos estão tentando reduzir o tempo de uso.

Dados da pesquisa

A pesquisa entrevistou 1.391 jovens de 13 a 17 anos e seus pais. Os resultados mostram um aumento significativo na percepção negativa em relação às redes sociais: 48% dos adolescentes acham que elas fazem mal a seus colegas, contra 32% em 2022. No entanto, apenas 14% afirmam sentir esse impacto negativo diretamente em si mesmos.

Apesar disso, 44% dos adolescentes disseram ter diminuído o tempo que passam online, e 45% reconhecem que passam tempo demais nas redes. As meninas demonstram maior sensibilidade aos efeitos negativos: são mais propensas a relatar impactos no sono, autoestima e produtividade.

Impacto negativo na saúde mental das meninas

Esses dados reforçam pesquisas anteriores que apontam uma ligação mais forte entre redes sociais e problemas de saúde mental em meninas adolescentes. Documentos internos da Meta, por exemplo, mostraram que o Instagram afeta negativamente a imagem corporal de uma em cada três adolescentes.

Preocupações dos pais

Enquanto isso, pais continuam mais preocupados que os próprios filhos. Quase 90% se dizem preocupados com a saúde mental dos adolescentes, e 44% apontam as redes sociais como principal causa de prejuízo emocional — proporção bem maior que os 22% entre os próprios jovens.

Aspectos positivos das redes sociais

Apesar das críticas, as redes sociais também têm aspectos positivos. Cerca de 60% dos adolescentes dizem que as plataformas ajudam a expressar sua criatividade e a manter contato com os amigos.

Debates sobre regulação

Diante desses dados, cresce o debate sobre políticas de regulação. Países como Austrália e estados americanos como Utah já adotaram leis que limitam o acesso de menores às redes, e autoridades seguem pressionando empresas como a Meta por mais responsabilidade e proteção aos jovens usuários.

Governos e empresas já se movimentam com medidas para combater os danos das redes sociais na saúde mental dos jovens.

Tags: ,

Fonte: olhardigital.com.br

Imagem do Grid
Imagem do Grid
Por favor, faça login para ver o avatar do usuário.

Por favor, faça login para ver o usuário e o nome do usuário. 6 Seguidores 6 Seguindo

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account