Descubra como o Fórum Ecoar, em parceria com universidades catarinenses, promove soluções coletivas para os desafios dos bairros de Florianópolis. Conheça projetos e iniciativas que integram academia e sociedade.
A transformação dos territórios por meio da extensão universitária
Saneamento precário, mobilidade insuficiente, vulnerabilidade social são alguns dos problemas de Florianópolis mapeados, diagnosticados e documentados em pesquisas acadêmicas. Mas como transformar esses dados em ação? Como fazer a universidade transpor seus muros e devolver à sociedade, em forma de solução, o conhecimento que produz? É nessa ponte entre academia e comunidade que atua o Fórum Ecoar, uma aliança comunitária que reúne a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e ainda 56 organizações e movimentos sociais para construir respostas coletivas aos desafios dos bairros da capital catarinense.
Parceria institucional e curricularização da extensão
O Fórum Ecoar firmou o Protocolo de Intenções para a Curricularização da Extensão em parceria com a UFSC em 27 de julho de 2024, alinhando a universidade às diretrizes da Resolução CNE/CES nº 7/2018. A parceria visa levar a comunidade universitária aos territórios, transformando-os em laboratórios vivos de aprendizagem, pesquisa e transformação social.
Projetos em ação nos territórios
O Fórum propõe grupos de trabalho interdisciplinares e permanentes atuando em bairros-piloto por ciclos sucessivos de diagnóstico, ação, avaliação e retorno, garantindo soluções progressivas. Iniciativas como o Fesinova, Regenera Lagoa, guia de Turismo na Comunidade do Pântano do Sul, entre outros, demonstram a integração entre conservação ambiental, inclusão produtiva e planejamento territorial.
Governança participativa e plataforma digital
O Fórum funciona com governança compartilhada, participativa e democrática, mobilizando as três instituições de ensino superior e a comunidade para executar ações de extensão articuladas a ensino e pesquisa aplicada. A plataforma digital ecoar.ufsc.br funciona como ferramenta de gestão e ponte entre demandas comunitárias e oferta universitária.
Perspectivas futuras e convite à participação
O Ecoar se alinha ao projeto Unicom, que visa integrar extensão, pesquisa e ensino para enfrentar problemas como saneamento, mobilidade e vulnerabilidade social. Além disso, propõe a criação de uma incubadora social interinstitucional e convida estudantes, docentes e técnicos a integrarem essa aliança comunitária que promove soluções coletivas.
Tags: FórumEcoar, UniversidadeseComunidade
Fonte: noticias.ufsc.br