Estudo global liderado pela Universidade de Hamburgo e com colaboração da UFSC, publicado no The New England Journal of Medicine, revela como o controle de 5 fatores de risco pode aumentar a expectativa de vida em até 14 anos.
Estudo global destaca impacto do controle de fatores de risco cardiovascular
Um estudo internacional publicado no The New England Journal of Medicine e liderado pela Universidade de Hamburgo, com participação da UFSC, foi tema de reportagem no caderno Equilíbrio da Folha de S. Paulo. A pesquisa identificou que o controle de hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade/sobrepeso e tabagismo pode aumentar a expectativa de vida em até 14 anos para pessoas na faixa dos 50 anos.
Impacto dos fatores de risco cardiovascular na saúde global
Os cinco fatores de risco abordados são responsáveis por metade do risco global de doenças cardiovasculares em adultos de meia-idade, conforme descrito na matéria da Folha de S. Paulo. O estudo, que envolveu mais de 2 milhões de pessoas em 39 países, incluiu dados do EpiFloripa, coordenado pela professora Eleonora d’Orsi. A coautora ressaltou a importância das políticas públicas brasileiras de prevenção por meio do SUS, destacando a diferença em relação a outros países.
Tags: SaúdePública, UFSC
Fonte: noticias.ufsc.br

























