Entenda a decisão da Justiça Federal que determinou a reavaliação do curso de Medicina da Unesc devido a erro no CPC. Saiba mais sobre a correção técnica necessária e os impactos para estudantes e universidade.
Decisão da Justiça Federal
A Justiça Federal determinou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) refaça, no prazo de 60 dias, a avaliação do curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O erro no cadastro de informações referentes ao regime de trabalho e à titulação dos docentes resultou em distorção no cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC). A nota 2 atribuída ao curso em abril foi considerada inválida pelo magistrado por se tratar de um erro material, comprometendo a fidedignidade do processo avaliativo nacional e prejudicando a universidade, os estudantes e o sistema de avaliação do ensino superior.
Situação do Curso de Medicina da Unesc
O curso de Medicina da Unesc obteve nota máxima (5) na última avaliação de reconhecimento do MEC e nota 3 no Enade, desempenho acima da média nacional. A decisão judicial garante a correção técnica necessária para evitar prejuízos, considerando que a instituição realizou aproximadamente 200 mil atendimentos gratuitos à comunidade em 2024, envolvendo acadêmicos supervisionados por professores. O curso, com 25 anos de existência, conta com infraestrutura de ponta, incluindo o Centro de Realidade Mista Carlos Antônio Althoff, único na América Latina.
Tags: Unesc, JusticaFederal
Fonte: scempauta.com.br