Acompanhe a incrível chuva de meteoros Líridas no Brasil, suas curiosidades astronômicas e como observá-la. Confira fotos e saiba mais!
Astronomia: Chuva de meteoros Líridas no Brasil
O céu noturno oferece um espetáculo: a chuva de meteoros Líridas atingiu seu pico entre a noite de segunda e a madrugada desta terça-feira no Brasil. Se você tiver sorte, ainda poderá assistir a esse fenômeno até o dia 30 de abril. A observação está privilegiada devido à Lua abaixo da metade cheia. Não é necessário equipamento especial, pois telescópios e binóculos podem atrapalhar a visão dos meteoros cruzando o céu.
Observações do Observatório Heller & Jung
O Observatório Heller & Jung, em Taquara, Rio Grande do Sul, registrou belas imagens das Líridas. O professor Carlos Fernando Jung destacou a rapidez e brilho dos meteoros. Em média, 20 câmeras registraram 12 meteoros por hora. As imagens mostram a sobreposição de meteoros capturados por uma única câmera.
Curiosidades sobre as Líridas
As Líridas, apesar de serem uma das chuvas menos intensas, possuem grande importância histórica. Originadas do cometa C/1861 G1 Thatcher, têm mais de 2.700 anos de observação, sendo identificadas pelos chineses. A próxima ocorrência está prevista para 2276.
Marcelo Zurita ressalta que a observação de uma chuva de meteoros é democrática, podendo ser apreciada por qualquer pessoa, sem necessidade de equipamentos especiais.
Imagem: Meteoro cruza os céus do Rio Grande do Sul. Crédito: Observatório Heller & Jung
Fonte: Olhar Digital
Tags: Astronomia, Meteoros
Fonte: olhardigital.com.br