Descubra as atualizações realizadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para o Oscar 2026, incluindo a abordagem de inteligência artificial generativa e as novas exigências para os jurados.
Academia de Artes e Ciências Cinematográficas atualiza regras para o Oscar 2026
Pela primeira vez, o Oscar 2026 traz uma diretriz específica sobre o uso de inteligência artificial generativa na produção cinematográfica. Essa mudança destaca que, embora o uso dessas ferramentas não influencie a decisão dos votantes, a autoria humana continua sendo um critério importante na escolha dos indicados.
Avaliação com IA considera autoria humana
A utilização de ferramentas digitais e IA generativa na criação de filmes não impactará as chances de indicação, de acordo com as novas diretrizes. O foco da avaliação permanece no envolvimento criativo e humano na autoria da produção. A entidade reforça que a presença humana na autoria criativa é fundamental para a avaliação.
Voto válido requer assistência a todos os filmes indicados
Outra mudança significativa é a exigência de que os membros da Academia assistam a todos os filmes indicados em uma categoria para poderem votar. Isso visa elevar a imparcialidade e justiça na seleção dos vencedores, com monitoramento por meio da plataforma de streaming Academy Screening Room.
Novidades nas cédulas e categoria de Melhor Elenco
A inclusão dos nomes dos profissionais indicados nas cédulas finais de votação trará mais reconhecimento a áreas técnicas, como compositores e técnicos de som. Além disso, o Oscar 2026 contará com a categoria inédita de Melhor Elenco, visando valorizar o trabalho dos diretores de elenco na seleção dos elencos dos filmes.
Calendário e outras atualizações
O cronograma do Oscar 2026 foi definido, com destaque para prazos de votação e cerimônia. Outras mudanças incluem prazos mais curtos para submissão em categorias musicais, ampliação de elegibilidade para cineastas refugiados e abertura da votação de Curta-Metragem de Animação para mais membros.
Fonte: olhardigital.com.br