Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que garante atendimento domiciliar a idosos por cuidadores e equipes de Saúde da Família. Saiba mais sobre a proposta e seus benefícios.
Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprova proposta de atendimento domiciliar para idosos
No dia 9 de julho, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que garante aos idosos atendimento domiciliar por cuidadores ou profissionais das equipes de Saúde da Família. A iniciativa visa incluir os procedimentos realizados por cuidadores de idosos na modalidade de atendimento e internação domiciliares oferecidos pelo SUS.
O projeto, de autoria do senador Renan Calheiros (MDB-AL), teve sua versão aprovada pela relatora, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), que introduziu a possibilidade de que também profissionais das equipes de Saúde da Família prestem o atendimento domiciliar ao idoso.
Fortalecimento da capacitação de cuidadores
O poder público deverá fortalecer e incentivar a capacitação de cuidadores de idosos, especialmente para atendimento domiciliar a famílias de baixa renda. Essa medida visa atender às demandas crescentes por cuidados contínuos e personalizados no domicílio, diante do envelhecimento da população brasileira.
Relevância e próximos passos
A iniciativa é considerada relevante para a saúde pública e a proteção social à pessoa idosa, em um cenário em que o número de idosos no Brasil tende a crescer expressivamente. O projeto seguirá para análise pelas comissões pertinentes antes de ser votado no Senado e na Câmara para possível transformação em lei. Aguarde novidades sobre o avanço do projeto!
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Tags: SaúdePública, AtendimentoDomiciliar
Fonte: camara.leg.br