Brasil e Chile fortalecem parceria para impulsionar pequenas empresas e negócios nos dois países. Saiba mais sobre o Memorando de Entendimento assinado e os benefícios deste acordo.
Brasil e Chile fortalecem parceria comercial
Brasil e Chile estão reforçando sua parceria no comércio exterior para beneficiar e impulsionar os pequenos negócios dos dois países. Saiba mais sobre o Memorando de Entendimento assinado nesta terça-feira (22) pelo presidente do Sebrae, Décio Lima, e pelo Serviço de Cooperação Técnica (Sercotec) durante a visita oficial do presidente chileno, Gabriel Boric, a Brasília.
Relação comercial entre Brasil e Chile
Em 2023, o intercâmbio comercial entre os dois países totalizou US$ 12,25 bilhões, sendo o Chile o terceiro maior emissor de turistas para o Brasil. O Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Chile, em vigor desde janeiro de 2022, abre novas oportunidades para as micro e pequenas empresas (MPE).
Parceria estratégica
O Sebrae e o Sercotec se comprometem com a troca de experiências; programas de diagnóstico e avaliação de negócios; incentivo à participação feminina na economia; intercâmbio de especialistas; informações de mercado; aproveitamento do Acordo de Livre Comércio; e promoção da transição verde. Décio Lima, presidente do Sebrae, destaca a importância desse acordo para a internacionalização das economias.
Impacto na economia
Os pequenos negócios representam 65,3% dos empregos formais no Chile. A economista gerente-geral do Sercotec, María José Becerra Moro, ressalta a relevância dessa parceria para reduzir brechas em digitalização, gênero e sustentabilidade, impulsionando a inclusão produtiva.
Presidente do Chile, Gabriel Boric, em visita oficial a Brasília, junto ao presidente Lula. Foto: Duda Rodrigues.
Fonte: agenciasebrae.com.br