Em julho, o setor de madeira e móveis de Santa Catarina teve 581 postos de trabalho fechados, reflexo das tarifas dos EUA. Apesar disso, a indústria catarinense mantém saldo positivo com 1 mil vagas criadas.
Impacto das Tarifas dos EUA no Setor de Madeira e Móveis
O setor de madeira e móveis de Santa Catarina registrou em julho o fechamento de 581 postos de trabalho com carteira assinada, reflexo das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras do segmento. No mesmo mês de 2024, o setor havia apresentado saldo positivo de 127 vagas. Apesar dessa queda, a indústria catarinense encerrou o mês com saldo de 1 mil novas vagas, contribuindo para o crescimento do estado, que criou 2,8 mil empregos no mesmo período, considerando todos os setores da economia.
Desempenho da Indústria Catarinense em 2025
No acumulado de 2025, a indústria catarinense lidera a geração de empregos, com 43 mil contratações formais, de um total de 83 mil no Estado. Apesar disso, o número é 8,6 mil menor que o registrado no mesmo período do ano anterior. Analisando os setores, a construção civil se destaca, liderando o resultado da indústria em julho com 601 vagas, seguida pelos setores de alimentos e bebidas com 468 vagas, e têxtil, confecção, couro e calçados com 366 vagas.
Distribuição das Vagas por Setor
Os serviços foram os responsáveis pela liderança na economia geral, com a criação de 1,8 mil vagas em julho. O comércio registrou 60 novas vagas, enquanto a agropecuária teve um saldo negativo de 114 postos. De janeiro a julho, destacam-se os 33 mil novos empregos gerados no setor de serviços, 6,7 mil no comércio e 258 na agropecuária.
Tags: IndustriaCatarinense, EmpregosSC
Fonte: scempauta.com.br