O governo Trump inicia investigação de segurança nacional sobre importações de semicondutores e produtos farmacêuticos. Saiba mais sobre as implicações e os impactos dessa ação.
Investigação do Governo Trump sobre importações de semicondutores e produtos farmacêuticos
O governo Trump iniciou uma investigação sobre os efeitos na segurança nacional da importação de semicondutores e produtos farmacêuticos, de acordo com registros do Federal Register na segunda-feira (14). O Departamento de Comércio, em dois avisos do Federal Register a serem publicados em 16 de abril, disse que as investigações foram iniciadas sob a Seção 232 da Lei de Expansão Comercial, que permite ao presidente impor tarifas sobre importações consideradas uma ameaça à segurança nacional.
Implicações da investigação
O departamento declarou que começou a investigar as implicações de segurança nacional da importação de semicondutores e equipamentos de fabricação de semicondutores (SME) em 1.º de abril. Isso inclui “substratos semicondutores e wafers nus, chips antigos, chips de ponta, microeletrônicos e componentes para SMEs”, bem como produtos derivados desses itens, de acordo com um dos registros.
A investigação avaliará a demanda atual e projetada por semicondutores e SMEs nos Estados Unidos; até que ponto a produção nacional pode ou deve atender a essa demanda; o papel da fabricação e montagem estrangeiras; a concentração das importações de semicondutores dos EUA; e o potencial de restrições à exportação por outras nações; entre outras questões.
Impacto na indústria farmacêutica
Em outro aviso, o departamento afirmou estar investigando importações de produtos farmacêuticos e seus ingredientes. Isso inclui “medicamentos genéricos e não genéricos acabados, contramedidas médicas, insumos essenciais, como ingredientes farmacêuticos ativos e matérias-primas essenciais, e produtos derivados desses itens”.
A investigação visa examinar questões semelhantes àquelas relativas às importações de semicondutores, como a demanda atual e projetada por produtos farmacêuticos e seus ingredientes no país; o papel das cadeias de suprimentos estrangeiras no atendimento dessa demanda; e os impactos de subsídios de governos estrangeiros e práticas predatórias na competitividade da indústria farmacêutica dos EUA.
Processos em curso
Ambos os processos estão abertos a comentários públicos por 21 dias, embora as investigações da Seção 232 possam levar até 270 dias para serem concluídas.
Esses registros seguem a decisão do presidente americano Donald Trump de isentar smartphones, computadores, servidores, laptops, tablets e outros produtos eletrônicos de tarifas recíprocas, de acordo com orientações atualizadas da Alfândega e Proteção de Fronteiras publicadas em 11 de abril.
Tags: GovernoTrump, Importações
Fonte: epochtimes.com.br