Anvisa aprova a vacina IXCHIQ contra a Chikungunya, desenvolvida pela Valneva. Saiba mais sobre a primeira vacina autorizada para uso no Brasil.
Vacina IXCHIQ contra Chikungunya aprovada pela Anvisa
A Anvisa aprovou a vacina IXCHIQ, desenvolvida pela Valneva, como o primeiro imunizante autorizado para uso no Brasil contra a Chikungunya.
Desenvolvida pela farmacêutica austríaca Valneva, a vacina recombinante atenuada, aplicada em dose única, é indicada para pessoas com 18 anos ou mais em risco aumentado de exposição ao vírus. Porém, é contraindicada para mulheres grávidas e pessoas imunodeficientes.
Produção e Eficácia
O Butantan será responsável pela produção da vacina, que induziu uma produção robusta de anticorpos neutralizantes em estudos clínicos. A vacina será fabricada na Alemanha pela empresa IDT Biologika GmbH, enquanto o Instituto Butantan produzirá no Brasil.
Segurança e Aprovação
A Anvisa considerou a vacina segura, que já foi aprovada por outras autoridades internacionais. A IXCHIQ será importante para a prevenção da Chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, presente em todas as regiões brasileiras.
Situação Atual
O Brasil registrou cerca de 66 mil casos de Chikungunya neste ano, com 56 mortes confirmadas. A vacinação será essencial para combater a propagação do vírus no país.
Tags: Chikungunya, Vacinação
Fonte: olhardigital.com.br